Alavanque sua gestão de negócios com Inteligência Artificial

Otimizar processos e gerar insights para uma tomada de decisão assertiva, esses são objetivos em comum das empresas que estão passando pela transformação digital. Além disso, é meta desses negócios oferecerem uma  boa experiência aos clientes, de modo a fidelizar o público e aumentar a lucratividade. Um recurso tecnológico que já vem sendo adotado em organizações de todo o mundo por trazer esses e outros diferenciais é a inteligência artificial (IA).

Uma pesquisa realizada pela Adobe mostrou que, em 2019, 15% dos negócios já utilizavam a IA para gestão, estratégias de vendas e relacionamento, e 31% deles pretendiam fazê-lo em 2020. Outro dado, de um estudo da Juniper Research, aponta que os investimentos globais na tecnologia devem chegar a US$7 bilhões ao ano até 2022.

Certamente isso não se dá à toa. Se você chegou até aqui, provavelmente seja porque quer saber mais sobre a aplicação dessa solução disruptiva nas empresas, seus benefícios e as ferramentas mais indicadas. Nesse caso, chegou ao lugar certo. Acompanhe o nosso post, pois é sobre isso que vamos falar!

O que é inteligência artificial

Apesar de ser um termo cada vez mais utilizado no mundo corporativo, é comum que haja dúvidas sobre o que realmente é a inteligência artificial. Trata-se de uma área da ciência da computação responsável pela criação de recursos capazes de simular a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Nesse caso, todas as ações dessas máquinas são baseadas em padrões de enormes bancos de dados com finalidades específicas.

Aplicações práticas da inteligência artificial nas organizações

Atualmente, a IA está por todos os lugares e setores de mercado, que utilizam o recurso conforme as características dos negócios e os objetivos a se alcançar. Para ficar mais claro, confira algumas aplicações práticas a seguir:

Inteligência artificial no varejista

O varejo é um dos segmentos mais contemplados pela inteligência artificial, já que todos os processos tornam-se mais enxutos e eficientes, tanto no PDV físico quanto na loja virtual. Por meio da análise de dados, as máquinas e sistemas conseguem tomar decisões sem a necessidade da intervenção humana, o que libera mais tempo para as equipes e, consequentemente, eleva a produtividade. 

A logística, por exemplo, é uma das áreas beneficiadas. Com a IA, é possível reduzir custos com armazenamento, além de prever quantidade de produtos, carregamentos, melhores rotas e tempo de entrega.

Outras vantagens da utilização da inteligência artificial no varejo são

  • Melhora no atendimento, graças a chatbots que tornam as respostas e a resolução de problemas mais ágeis e satisfatórios;
  • Recomendação e personalização de produtos em e-commerces e também por meio de dispositivos instalados nos pontos de vendas físicos;
  • Avaliação do comportamento do consumidor pela utilização do machine learning, ou aprendizado de máquina, que consegue detectar os mais diferentes movimentos da face, reconhecer padrões de históricos de compras, entre outros fatores.

Segurança da informação

Em tempos em que o home office se torna cada vez mais comum, a inteligência artificial pode auxiliar os negócios a protegerem seus dados e aplicações contra acessos indevidos. Por meio de soluções como a leitura e decodificação da íris, é possível garantir que somente pessoas autorizadas acessem sistemas e aplicativos. 

Além disso, soluções já estão sendo utilizadas para a defesa cibernética, identificando riscos e vulnerabilidades por meio de varreduras constantes. Isso promove mais segurança aos dados, cada vez mais valiosos para os negócios.

Recursos Humanos

Fazer a seleção de bons candidatos é uma das tarefas mais complexas para uma empresa. Isso porque é necessário um estudo minucioso de perfis e características que levarão às escolhas mais adequadas. 

Com soluções de inteligência artificial essa tarefa se torna facilitada. Isso porque os sistemas são capazes de analisar milhares de currículos em poucos minutos, fazendo uma pré-seleção dos profissionais mais aptos a ocuparem determinados cargos, reduzindo custos e melhorando os resultados dos processos.

Compreensão de comportamentos

Como citamos, uma das principais aplicações da inteligência artificial é a compreensão de comportamentos. Ao segmentar totalmente o público de uma marca conforme as suas preferências, o setor de marketing, por exemplo, pode criar campanhas cada vez mais personalizadas, explorando os dados e quase que de forma individual, gerando um retorno sobre o investimento muito melhor. Por sua vez, a área de vendas recebe leads que já passaram por todo o funil de vendas e estão prontos para a compra. 

Geração de insights

Para se destacarem frente à alta concorrência e conquistarem os clientes, as empresas devem ter nas mãos soluções que tragam os insights necessários para as decisões diárias de forma rápida e eficiente. Esse é justamente um dos principais benefícios da inteligência artificial. 

Vantagens de adotar a IA

Pelo que mostramos até aqui, você pôde ter uma ideia do que a inteligência artificial pode fazer pelos seus negócios, não é mesmo? Veja agora algumas das principais vantagens em utilizar o recurso:

Economia

Projetos de robotização de processos (Robotic Process Automation) ou RPA podem ser usados para trazer automatização à atividades repetitivas que tomam tempo e impedem que a atenção de profissionais seja empregada no escopo principal das empresas. 

Desse modo, além de as equipes se tornarem mais enxutas, há a minimização de erros e retrabalhos, contribuindo com a produtividade e o desenvolvimento de estratégias e processos de melhoria contínua. Tudo isso se reflete diretamente na redução de custos.

Satisfação de clientes

Oferecer uma experiência de compra memorável é o diferencial competitivo mais importante nos dias de hoje, mais do que o preço ou a qualidade dos produtos. A inteligência artificial auxilia as empresas de diversas formas para que atinjam essa meta. 

Os chatbots, por exemplo, são responsáveis pela satisfação de boa parte dos usuários, e velocidade não é tudo. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Zenvia, 52% dos consumidores afirmam que os bots facilitam a contratação de serviços e 51% acham que otimizam a compra de produtos. 

Mais inteligência aos sistemas

A IA também está revolucionando os sistemas em geral, tornando-os mais potentes e inteligentes. Esse é o caso de plataformas ERP, que podem ter recursos integrados de inteligência artificial, capazes de transformar dados inteligentes em insights para os negócios.

Conheça a Carol, a inteligência artificial da TOTVS

A Carol, inteligência artificial da TOTVS, é um exemplo de como esse recurso é capaz de auxiliar as decisões das empresas que utilizam ERPs para a gestão das áreas. Ela vem sendo desenvolvida desde 2015 por equipes de cientistas de dados e engenheiros da TOTVS Labs, e se utiliza das melhores linguagens do mercado, além de tecnologias próprias. 

Por meio de soluções como machine learning, deep learning e algoritmos, a plataforma é capaz de extrair dados dos mais diversos softwares de gestão das companhias e transformá-los em insights de valor que auxiliam na tomada de decisão.

Funcionalidades da Carol

  • Processamento de centenas de terabytes de dados com altíssima capacidade de escalonamento.
  • Análise de dados antigos para previsões de negócio.
  • Recomendações como sugestões de preços, produtos, prospecções e outros.
  • Experiência de conversação com a criação de estruturas inteiras (web ou mobile) por meio de processamento de linguagem natural (NLP).
  • Marcação de ponto eletrônico por reconhecimento facial de qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos extras, bastando uma câmera de celular ou tablet.
  • Uso de câmeras de segurança com reconhecimento facial para otimizar a experiência de colaboradores e clientes.

Como você pôde comprovar, a inovação e a inteligência artificial são capazes de oferecer uma gama enorme de possibilidades para o crescimento dos negócios. Todavia, trata-se de uma tarefa complexa, que necessita do auxílio de profissionais e empresas especializadas. Bem como de sistemas integrados que realmente tragam a inteligência de negócios necessária aos dias de hoje.

Ficou interessado em saber mais sobre a Carol e tudo mais que o ERP da TOTVS pode oferecer à sua organização? Então entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!


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