Turbinando seu negócio com a jornada digital

O mundo corporativo contemporâneo está passando por um grande momento de transição. As novas tecnologias digitais alteram de forma significativa a forma de se gerar valor nas estruturas organizacionais. Essa transformação digital pode ser melhor definida como jornada digital, pois trata-se de um processo longo com várias adaptações e etapas, e não uma transformação abrupta, repentina e imediata.

Jornada Digital e o Cenário de Transformação

Quando uma instituição tradicional é exposta a uma nova tecnologia que de imediato proporciona um aumento de produtividade significativo, a médio e longo prazo indicadores qualitativos e quantitativos evidenciam o ciclo virtuoso que a utilização das novas tecnologias digitais proporcionam. Logo, um momento de revolução digital torna-se inevitável para as instituições corporativas.

A necessidade das empresas de se adaptarem ao novo cenário

Ao longo da História há vários fatos onde empresas que não se inovaram e resistiram aos momentos de transformações que as novas tecnologias proporcionam foram totalmente extintas do cenário mundial corporativo.

Podemos citar alguns exemplos como Kodak, que já foi considerada a empresa referência “prime” em seu segmento e ao longo do tempo se perdeu. Pois não soube lidar com o advento das câmeras digitais dos celulares. A Blockbuster que possuía unidades de locação de vídeos por todo o mundo e atualmente inexiste. Pois não soube lidar com a  (forma/maneira) inovadora de entretenimentos áudio visuais que a Netflix e outros serviços de e outros serviços de streaming trouxe para o mercado.

Forma de se locomover como o “Uber”, solicitar alguma refeição “UberEats” e escolher um Hotel para uma viagem “Airbnb” são exemplos que a transformação digital não é uma opção e sim uma necessidade de sobrevivência e  de adaptabilidade. Certamente as corporações já perceberam que a Jornada digital é um caminho a ser perseguido sem volta.

Desafios da Jornada digital

Tarefa para principiantes? Absolutamente não! Percorrer a jornada digital não é uma tarefa fácil. Os desafios se iniciam desde o momento em que se percebe que é preciso mudar e inovar para sobreviver até o momento de execução. É necessário o acompanhamento e finalização do processo de transformação digital.

A afirmação torna-se mais verídica principalmente nas empresas tradicionais que executam o mesmo trabalho da mesma forma há décadas e não enxergam a necessidade de mudança ou alteração de processos  repetitivos.

Efeitos do processo de transformação digital

A verdadeira jornada digital inicia-se de fato, quando o impacto das novas tecnologias desencadeia mudanças qualitativas: funções, postos de trabalho, atividades que eram essenciais para as empresas, deixam de existir e novos setores (funções que jamais foram consideradas no organograma) assumem o protagonismo de toda a operação.

É de fundamental relevância estabelecer objetivos claros e metas atingíveis para o processo de jornada digital, pois a resistência de uma cultura organizacional conservadora à inovação pode fazer com que a chance de sucesso de se realizar esta travessia seja mínima e desastrosa.

Pilares da Jornada Digital

Além da empresa estar aberta a inovação, existem mais 5 pilares que dão sustentação a jornada digital.

  • Cultura – uma Cultura conservadora não propicia um ambiente favorável a inovações.
  • Liderança – é preciso haver lideranças focadas no êxito do processo da transformação digital.
  • Pessoas – precisam também estar comprometidas com a “travessia” para o mundo digital, e não alheias, somente como expectadores do processo.
  • Experiência do Cliente – olhar “do cliente”, pois é o principal “alvo” a ser atendido em sua plenitude.
  • Parcerias – conheça seu ecossistema de negócios, isso favorecerá de forma positiva  seu processo de transformação digital.

5 Benefícios da Jornada Digital 

Para superar os concorrentes, as empresas tem investido em inovação e tecnologia para serem pioneiras e se manter competitivas em seus segmentos de atuação.

  • Competitividade – Minha empresa continua tendo relevância no segmento de  atuação? É sinônimo de inovação?
  • Eficiência – Executo certo da primeira vez? Há um mínimo de desperdício/retrabalho?
  • Antecipação de Tendências – Sou proativo em relação as decisões corporativas?
  • Satisfação dos Clientes – O meu NPS (Net Promoter Score) – Nível de satisfação dos meus clientes são elevados?
  • Otimização de Processos – Consigo fazer melhor com menos etapas no processo?

Como nossas soluções TOTVS podem ajudar seu negócio nessa jornada? 

  • Controle total dos processos para melhor tomada de decisões
  • Controle e organização resultando em ganho de produtividade operacional
  • Integração das informações
  • Informações confiáveis
  • Software adequado às mudanças da legislação fiscal brasileira
  • Melhoria de processos

“Conhecemos a realidade do país e as necessidades das empresas, sejam elas micro ou grandes. A TOTVS está preparada para ajudar cada uma a trilhar essa transformação digital para que se tornem mais competitivas e duradouras no mercado em que atuam”. — Laércio Cosentino, presidente da TOTVS.

Em nosso portfólio temos soluções e serviços que lhe ajudarão a trilhar o caminho da Jornada Digital! Automatize e melhore seus processos, entre em contato!​

Posts relacionados

lgpd no futuro
LGPD

O que esperar da LGPD no futuro?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem impactado significativamente a forma como empresas e organizações coletam, armazenam, usam e compartilham dados pessoais