Como escolher um CRM para sua empresa

Se você está com dúvidas sobre como escolher um CRM para a sua empresa você veio ao lugar certo!

Cada vez mais, as empresas vêm percebendo a importância de terem foco no cliente. Aliás, a experiência do mesmo em todos pontos de contato com uma marca faz toda a diferença em relação à fidelização, a competitividade e os resultados.

Portanto, nesse contexto, os sistemas de Customer Relationship Management são cada vez mais utilizados, fazendo com que saber como escolher um CRM mais adequado auxilie na satisfação dos clientes a partir da automatização e organização de processos. 

Qual impacto do uso do CRM para a empresa?

Na prática, um CRM impacta diretamente nas estratégias de marketing, vendas, suporte, SAC e outras, já que todas as áreas acabam sendo afetadas, direta ou indiretamente. Sendo assim, entre as vantagens estão maior inteligência de negócios, melhora na qualidade do atendimento, produtividade, redução de custos e aumento da lucratividade. 

O que é o CRM?

Então, basicamente os softwares contam com um banco de dados com todas as informações dos clientes, como:

  • nome
  • e-mail
  • telefone
  • histórico de contatos
  • comportamento de compra, incluindo ligações, mensagens enviadas no site, preenchimento de formulários, entre outros. 

Entretanto, as soluções possuem diferenciais entre si, fazendo com que algumas se tornem mais efetivas conforme as necessidades da empresa e outros detalhes. Portanto, isso significa que é essencial saber como escolher um CRM, de modo com que as demandas e expectativas sejam atendidas. Quer saber como decidir de forma assertiva pela melhor plataforma? Então, acompanhe o nosso artigo!

Qual a importância de um CRM?

Com o avanço da transformação digital e adoção de novas tecnologias pelas organizações, os sistemas de CRM vêm sendo amplamente utilizados. Para se ter uma ideia, segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), esses softwares já fazem parte do dia a dia de 48,39% das empresas brasileiras. 

Entretanto, na mesma medida, há muitos gestores que ainda não conhecem os benefícios da estratégia de Gestão de Relacionamento com o Cliente, o que pode fazer com que as organizações deixem de ter melhores resultados. Veja algumas vantagens de investir na solução:

Visão panorâmica da empresa

Como citamos, o foco no cliente é uma das tendências mais importantes no mundo corporativo. Ao mesmo tempo, para atingir esse objetivo, muitas organizações enfrentam desafios complexos, pois possuem visão limitada dos processos, do desempenho de colaboradores e da percepção dos atuais e potenciais clientes sobre o negócio.

Essa é justamente uma das vantagens de adotar um CRM. A plataforma traz a clareza necessária sobre todos os aspectos que permeiam o relacionamento com cada cliente, de forma integrada e centralizada, disponível  a todos os envolvidos.

Com isso, além de a empresa saber como está a desenvoltura de sua equipe e a experiência do seu público em todos os pontos de contato, ainda passa a ter uma tomada de decisão mais ágil, mesmo em projetos que envolvem diversas áreas. 

Por exemplo, é possível coordenar o time de marketing, enquanto acompanha de forma simples e transparente as ações dos colaboradores de vendas e suporte ao cliente. Além disso, é possível identificar e alinhar soluções para falhas e problemas que estejam impedindo a empresa de ter melhores resultados. 

Produtividade contínua

Ter aumento de produtividade certamente é uma das metas comuns entre todos os negócios. Mais do que soluções isoladas, as quais possibilitem à organização ser mais produtiva em determinados períodos ou situações, saber como escolher um CRM e implementá-lo nos processos promove um ciclo contínuo de produtividade. 

Entre os motivos estão a otimização na comunicação entre os vários departamentos, centralização de informações sobre os clientes, automatização de processos, monitoramento de indicadores, entre outras facilidades trazidas pelas plataformas. 

Monitoramento de follow up

Dificilmente uma venda se concretiza no primeiro contato entre um cliente e uma marca. Isso significa que todo o processo da jornada de compra deve ser positivo, levando os leads a realizarem compras e serem fidelizados. 

Desse modo, é imprescindível que as empresas criem métodos de controle de follow up, etapa vital para que haja um processo comercial de sucesso. Com o uso de um CRM isso é possível, já que o sistema possibilita o acompanhamento completo de leads, desde que descobrem a empresa até o pós-venda. 

Otimização do planejamento de ações

Um dos passos mais importantes de estratégias bem sucedidas é o planejamento. Entretanto, para que o mesmo seja estruturado com inteligência, é preciso que a empresa disponha de dados relevantes sobre o histórico de ações já realizadas, atendimentos e outros que apontem pontos positivos e negativos e permitam adaptações para melhorias contínuas.

Os sistemas de Customer Relationship Management disponibilizam informações valiosas, como dados pessoais, características, comportamento de compra, desempenhos coletivos e individuais e muitas outras, as quais contribuem diretamente com a tomada de decisão. 

Aumento das vendas

Quando uma organização investe em um relacionamento de qualidade e promove experiências positivas para os seus potenciais e atuais clientes, isso se reflete diretamente no aumento das vendas. 

Por isso, ao investirem em um CRM, as empresas estão automaticamente promovendo melhores resultados tanto no encaminhamento de leads para a etapa final da jornada de compras, quanto na fidelização de clientes, promovendo um ciclo contínuo de lucratividade. 

Dicas de como escolher um CRM para sua empresa

Saber como escolher um CRM adequado para o negócio contribui diretamente com uma tomada de decisão assertiva. Pensando em auxiliar as empresas nesse processo, listamos algumas dicas para que isso ocorra. Confira:

Como escolher um CRM: Analise os processos internos

A primeira etapa deve ser uma avaliação interna da empresa, seus processos, objetivos e orçamento. Entre os pontos importantes a serem analisados estão o porte da organização, número de funcionários, ciclo de vendas, diferenciais que podem ser trazidos por um CRM, assim como pontos a serem melhorados.

Como escolher um CRM: Verifique se há integração

Outro aspecto importante ao escolher um CRM é verificar se o mesmo integra áreas internas, como marketing, vendas, rh e financeiro, por exemplo, e outras ferramentas. Isso inclui e-mail, automação de marketing, redes sociais, ligações, entre outros meios que facilitem o dia a dia das equipes.

Como escolher um CRM: Customização

Boas ferramentas de CRM possibilitam que os recursos sejam personalizados conforme as demandas. Por isso, ao optar por uma solução, considere aquela que oferece um painel de controle customizável. Dessa forma, tudo pode ser organizado conforme o perfil e as necessidades do negócio, favorecendo os processos diários como um todo. 

Como escolher um CRM: Acessibilidade

Cada vez mais, as empresas tendem a ter equipes presenciais e remotas. Por isso, acessibilidade é um dos aspectos essenciais sobre como escolher um CRM adequado. Na prática, isso significa que o armazenamento deve ser na nuvem, tornando possível que colaborares o acessem de qualquer lugar e por meio de multi dispositivos.

Como escolher um CRM: Relatórios

Ter à mão relatórios automatizados e customizados traz um ganho de tempo e produtividade enormes. Por isso, ao pesquisar as opções do mercado é importante ter atenção a esse aspecto. Vale lembrar que as melhores disponibilizam gráficos, métricas e relatórios eficientes e fáceis de serem analisados.

Conheça o CRM da TOTVS

A TOTVS, líder no mercado de tecnologia da informação para pequenas e médias empresas no Brasil, oferece soluções completas de CRM. Essas ferramentas se adequam de forma personalizada às características e necessidades de cada organização. Para conhecer as soluções TOVS CRM Automação da Força de Vendas e Master CRM, entre em contato conosco!

Funcionalidades do Master Sales - CRM da TOTVS

O cliente pode contratá-los individualmente ou juntos, como preferir, conforme as suas necessidades. Para isso, as empresas podem contar com a Global GCS, consultoria referência homologada TOTVS. 

Quer saber mais sobre a plataforma de CRM e outros produtos da Global para seu negócio? Fale conosco e assista uma demonstração da ferramenta.

Posts relacionados

lgpd no futuro
LGPD

O que esperar da LGPD no futuro?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem impactado significativamente a forma como empresas e organizações coletam, armazenam, usam e compartilham dados pessoais