Desvendando o software de gestão empresarial ERP

Antes de mais nada, resumindo um ERP (Enterprise Resource Planning) é um software para gerenciar e integrar os principais processos de um negócio. 

Embora fosse usado principalmente por grandes empresas, agora é popular também entre as pequenas e médias empresas.  

Dessa forma, um ERP pode ser utilizado por vários setores diferentes, incluindo por manufatura, saúde, grupos sem fins lucrativos, distribuição, logística, construção, hotelaria e etc. Portanto, qualquer organização que precise gerenciar sua equipe, clientes e estoque pode contar com os benefícios do ERP.

Neste artigo, iremos orientá-lo sobre os fundamentos do ERP, além de esclarecer as principais  dúvidas, a fim de ajudá-lo na sua jornada de aprendizagem sobre softwares de gestão empresarial. 

Então, o que é ERP em detalhes?

ERP é um software de gerenciamento de processos de negócios que gerencia e integra as atividades do dia a dia, como finanças, compras, produção, projetos, recursos humanos, entre outras atividades. 

Ele fornece informações precisas e em tempo real e relatórios confiáveis que orientam os gestores a tomarem decisões estratégicas e assertivas com base nos dados. 

Ao coletar os dados transacionais compartilhados de uma empresa de várias fontes, o ERP elimina dados duplicados e fornece integridade.

Uma breve história do ERP

Em 1990 o Gartner Group inventou o termo ERP, mas o conceito existe desde 1960. Naquela época, ele era aplicado apenas ao gerenciamento e controle de estoque na indústria de manufatura. 

1970

Os engenheiros de software criaram programas para monitorar o estoque, reconciliar saldos e relatar o status do processo. Na década de 1970, os programas evoluíram para sistemas de Planejamento de Requisitos de Materiais (MRP), com a finalidade de programar processos de produção.

1980

Na década de 1980, o mercado desenvolveu o MRP para cobrir mais processos de manufatura, convertendo-o assim em MRP-II ou Planejamento de Recursos de Materiais. 

1990

Em 1990, os sistemas tinham mais funções além do gerenciamento de estoque e outros processos operacionais para outras funções de back-office, como finanças, engenharia, projetos e gerenciamento de recursos humanos.

Junto com o surgimento do bug do milênio, as empresas na década de 1990 se apressaram em atualizar seus sistemas existentes. 

Muitos deles optaram por atualizar completamente seus sistemas, adotando soluções ERP. Em 1998, a NetSuite foi fundada, com o objetivo de criar um sistema que funcionasse em toda a empresa e pudesse ser operado pela internet.

Na década de 2000, o Gartner Group redesenhou o ERP lançando o ERP II, que hoje é conhecido como ERP em nuvem. Os sistemas oferecem um alto grau de flexibilidade que permite aos usuários gerenciar seus negócios a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Hoje em dia, os sistemas ERP baseados na nuvem são cada vez mais procurados entre as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), devido aos níveis mais elevados de mobilidade e preços acessíveis.

Quais setores podem se beneficiar com o ERP?

Embora o ERP tenha sido originalmente projetado para a indústria de manufatura, agora o software se expandiu para vários outros setores, como serviços, educação, varejo e atacado, imobiliário, alimentos e bebidas, saúde e até mesmo governo.

Toda empresa gerencia funcionários, compra produtos ou serviços, vende ou distribui algo e responde pelas finanças. O ERP permite que organizações de todos os setores integrem e gerenciem de forma inteligente todas essas funções básicas.  

Como decidir se e quando sua empresa precisa de um ERP

Cada empresa é única e enfrenta desafios diferentes. A questão é: como você sabe que sua empresa precisa de ERP? A seguir estão alguns parâmetros que indicam que você deve considerar o uso de um sistema ERP:

  • Sua equipe gasta muito tempo em tarefas que não deveriam ser feitas manualmente;
  • Você não tem acesso rápido e fácil aos dados de que precisa para tomar decisões de negócios;
  • Você trabalha com vários fornecedores ou em diferentes regiões ou países;
  • Você tem muitos aplicativos diferentes que implementou para sua empresa ao longo dos anos, mas eles não estão conectados um ao outro;
  • Você não consegue monitorar seu nível de estoque todos os dias;
  • Você gasta muito tempo procurando informações, tentando aumentar a produtividade e eficiência e integrar várias funções em seu negócio;
  • Sua equipe não pode facilmente colaborar ou compartilhar informações entre si;
  • Você não pode acessar dados e informações comerciais importantes quando estiver fora do escritório;

Se a maioria dos pontos declarados acima for relevante para você, isso significa que é hora de encontrar imediatamente a solução de ERP certa.

Conhecendo o Protheus, o principal ERP nacional

O sistema Protheus atualmente atende a organizações de diversos segmentos, como logística, manufatura, serviços, varejo, entre outros. Mesmo as empresas que não fazem parte dos setores comercializados pela TOTVS podem customizar o sistema para que ele atenda perfeitamente suas necessidades. 

O Protheus é o ERP líder absoluto no mercado nacional, pois é uma solução robusta e capaz de atender, além de potencializar, as necessidades de negócios de todos os segmentos da economia, da educação à agroindústria. 

Desenvolvido e gerido pela TOTVS, empresa 100% brasileira, o Protheus possui inúmeros módulos complementares que automatizam processos de gestão empresarial e centralizam informações operacionais com máxima eficiência administrativa. 

Um dos principais diferenciais do Protheus é sua flexibilidade, já que é possível contratar somente as funcionalidades que a empresa irá utilizar e conforme a operação for crescendo, contratar novas funcionalidades. Por isso, o ERP Protheus é considerado robusto, flexível e se adapta a praticamente qualquer tipo de operação. O sistema permite o desenvolvimento de novas integrações e personalizações para tornar o ambiente ainda mais simples e ágil. 

Funcionalidades do sistema Protheus

A TOTVS permite ao usuário contratar o sistema de gestão por completo ou apenas algumas funcionalidades, que são os módulos, isso tudo de acordo com as necessidades da empresa cliente. Uma implantação padrão envolve os quatro módulos essenciais do Protheus, que são:

  • Faturamento 
  • Financeiro
  • Compras 
  • Estoque

O Protheus conta ainda com uma vasta galeria de módulos,, tudo de acordo com o segmento, tamanho e mercado da empresa. Conheça a seguir as principais ferramentas para o setor de serviços, varejo e industrial: 

  • Funcionalidades para Indústria: acesso às funcionalidades para atender solicitações de Armazenagem, Ciclo de Vida do Produto e Manutenção Operacional. O sistema também ajuda as fábricas a resolverem alguns desafios comuns, como gestão de qualidade, rastreabilidade, custos e pós-venda. 
  • Funcionalidades para Serviços: os principais obstáculos encontrados no setor de serviços estão relacionados à gestão de equipe. Além disso, o sistema auxilia em questões como qualidade do serviço prestado, segurança dos dados dos clientes e gestão de contratos. 
  • Funcionalidades para Varejo: para o setor varejista é possível gerenciar melhor as estratégias omnichannel e de frente de caixa. As organizações têm acesso a funcionalidades que permitem a gestão completa das suas vendas, estoques e margens de venda. 

Quais são os motivos “certos” para mudar seu sistema ERP?

Um bom sistema ERP pode ser a força vital da sua empresa; e um mau pode ser um grande problema. 

Chega um momento para todos os negócios em que o custo de manutenção de sistemas se torna um fardo; o suporte do fornecedor do software termina; ou sua empresa está gastando muito esforço tentando desenvolver correções ou soluções alternativas e personalizadas para resolver problemas e obter visibilidade em sistemas distintos.

Existem muitos motivadores e motivos para a mudança de ERP dentro de uma empresa, e todos podem ser diferentes para cada parte interessada na empresa. Na verdade, muitas vezes não é apenas um motivo que leva um projeto além da linha, mas uma combinação de muitos.

Pequenas ineficiências estão aumentando

A tecnologia avança rapidamente e a perda de eficiência no processamento é um custo oculto. 

Um sistema desatualizado, ou uma coleção de pacotes de software diferentes, forçará você a concentrar seus recursos na manutenção, em vez de permitir que canalize esse dinheiro e energia para resolver problemas reais do negócio.

As necessidades da empresa estão superando a capacidade do sistema

Se os custos de manutenção crescentes e as taxas de licença de usuário limitado estão aumentando conforme o número de funcionários de sua equipe aumenta, você pode estar lidando com um sistema que não se adapta bem. 

Os sistemas da sua empresa devem apoiar e agilizar o crescimento da sua equipe, não atrapalhar ou gerar mais trabalho.

Seu ERP não está acompanhando as mudanças nas regulamentações

As regras fiscais e outras regulamentações de conformidade do setor mudam com frequência. 

Para muitas empresas, as demandas de conformidade estão mudando constantemente e algumas soluções ERP simplesmente não foram desenvolvidas para movimentos ágeis.

O custo total de propriedade (TCO) está acabando

Provavelmente, seus sistemas já em uso fornecem uma imagem dos custos tangíveis, como taxas de licença de software, mas você não tem visibilidade dos custos indiretos que não são prontamente quantificáveis ​​- por exemplo, o custo de produtividade e tempo para a organização.

Suporte Especializado em Protheus

O processo de automatização se faz necessário junto com o crescimento e a necessidade organizacional de cruzar dados e informações. Pois, em alguns casos, apenas com um ERP será possível gerenciar e integrar os principais processos do seu negócio.

Como a Global GCS pode ajudar?

Como uma solução para acompanhar o ritmo crescente de empresas, sejam elas, pequenas, médias ou grandes, o Protheus se adequa perfeitamente a qualquer cenário dentro do mercado nacional. E para suprir a carência organizacional do processo de automação com maior autonomia, a Global (Gestão Corporativa de Sistemas) oferece uma vasta qualificação no mercado de Consultoria Protheus. 

Com mais de 20 anos atuando no mercado, a Global GCS, que é um canal oficial TOTVS, oferece os melhores serviços e soluções para redução de custos, automatização de processos internos, além de contribuir para o aumento de lucratividade da sua empresa.

Com um vasto recurso tecnológico, a Global GCS oferece:

  • Suporte TOTVS;
  • Customizações TOTVS;
  • Integração E-Commerce TOTVS;
  • Atualização de Releases – ERP Protheus;
  • Consultoria  TOTVS Protheus – Controladoria;
  • Consultoria TOTVS Protheus – CRM – Gestão comercial;
  • Consultoria TOTVS Protheus – Materiais – Estoque e Produção;
  • Área de Service Desk – Suporte Protheus online ágil;
  • Consultoria TOTVS Fiscal E Contábil.

Conclusão

Administrar sua empresa com métodos manuais ou desatualizados só fará com que sua empresa fique para trás. Se outros competidores automatizam suas operações, por que você ficaria para trás?

O ERP ajuda a simplificar várias operações complexas, aumentar a eficiência, reduzir custos e otimizar a produtividade do seu negócio. É aplicável a empresas de todos os tamanhos; pequenos, médios e grandes.

Agora que você aprendeu o que é um software ERP; desde o histórico, as vantagens, os módulos comuns até os fatores que considerados ao escolhê-lo, a próxima coisa a fazer é identificar todos os desafios que sua empresa está enfrentando e as soluções necessárias para ter ainda mais sucesso no seu empreendimento. 

Conte com a Global GCS!

Posts relacionados

lgpd no futuro
LGPD

O que esperar da LGPD no futuro?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem impactado significativamente a forma como empresas e organizações coletam, armazenam, usam e compartilham dados pessoais