Como fazer uma gestão de qualidade na sua empresa?

A princípio, toda empresa que deseja ter sucesso precisa ter uma gestão de qualidade bem estruturada. Afinal, esse é um requisito obrigatório para se manter competitivo e assim se permanecer no mercado ao longo do tempo. 

Então engana-se quem pensa que uma boa administração impacta somente os colaboradores. Ela vai além, simultaneamente gerando impactos positivos em clientes, fornecedores, parceiros e investidores. Ou seja, quando uma equipe tem um líder de qualidade e a organização preza por seus profissionais, os resultados ultrapassam as paredes de um escritório.

Sendo assim, para entender melhor o conceito, pilares, benefícios e outros detalhes sobre o assunto, acompanhe o nosso post!

O que é gestão de qualidade?

Primordialmente usada como uma ferramenta estratégica, a gestão de qualidade promove uma visão mais sistêmica de toda uma organização. Afinal, ela está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente.

Essa ação é tem como objetivo controlar e dirigir os processos de uma empresa como, por exemplo, a contabilidade, o financeiro, a gestão de pessoas e de dados, o marketing e outros. 

Em outras palavras, é uma forma de possibilitar melhorias em produtos e serviços, garantindo a satisfação completa do público interno e externo. Além disso, visa garantir o cumprimento de todas as necessidades dos clientes no que diz respeito a empresa. 

Qual a importância da gestão de qualidade?

O aumento da competitividade no mercado tem obrigado as organizações a se preocuparem mais com a sua qualidade, não somente relacionada aos seus produtos e serviços, mas a todos os processos, bem como seus times. 

Afinal, uma gama de fatores negativos podem afetar a qualidade e a produtividade das empresas. Alguns deles são:

  • falta de capacitação para os colaboradores;
  • recursos humanos destreinados;
  • gestores com ideias e metodologias ultrapassadas;
  • tomada de decisão sem uma base sólida entre cruzamento de dados e fatos;
  • atitudes e posturas de uma diretoria que não apostam em melhorias contínuas.

Porém, muitos desses pontos podem ser melhorados com a implantação de uma boa gestão de qualidade. O motivo é que a empresa passa a ter uma análise panorâmica dos processos, conseguindo identificar os pontos que necessitam de melhoria.

Benefícios da gestão de qualidade

A gestão de qualidade é uma prática bem vista por todo o mercado. Todavia,  precisa ser implantada adequadamente, de modo a trazer as melhorias esperadas por uma empresa. Alguns benefícios que esse tipo de gestão pode trazer são:

  • otimização do desempenho de produção;
  • qualidade de modo em geral;
  • satisfação do cliente;
  • consistência dos produtos ou serviços;
  • investimento e aplicação de melhores práticas;
  • maior produtividade;
  • aumento no desempenho financeiro;
  • comunicação interna aprimorada;
  • gestão de pessoas mais eficiente.

Pilares fundamentais da gestão de qualidade

A principio a gestão de qualidade é composta por 8 pilares, que servem como base para as empresas que desejam implementá-la. Entretanto eles foram alterados pela ISO 9001, de 2015, passando a serem considerados somente 7, pois a visão sistêmica se fundiu com o gerenciamento de processos. Todavia, vamos mostrá-los separadamente para que fiquem mais claros. São eles:

  1. foco no cliente: satisfazer o cliente, superando suas expectativas e oferecendo o que há de melhor em seus produtos ou serviços;
  2. liderança proativa: quando os líderes agem com base em indicadores para se antecipar as mudanças e prever os possíveis problemas, eles são transformadores e motivadores;
  3. melhoria contínua: os gestores de cada área dentro de uma organização precisam sempre buscar formas de melhorias para implementar processos modernos e aumentar o desempenho de trabalho;
  4. decisão baseada em fatos: é importante basear o processo de decisão em fatos concretos, de acordo com os indicadores analisados;
  5. boa relação com os fornecedores: construir uma relação de benefícios mútuos por meio de parcerias estratégicas;
  6. visão sistêmica: ter a visão do negócio como um todo para tomar decisões positivas e lucrativas para a empresa;
  7. gerenciamento de processos: é importante mapear todas as atividades e rotinas dentro de uma empresa para, depois disso, estabelecer metas e estratégias com o intuito de aumentar o desempenho e findar as inconformidades. A Global GCS possui uma gestão de processos eficiente, mapeando corretamente todos os recursos e atividades de uma empresa, contribuindo para a implantação de melhorias na rotina de seus clientes;
  8. conscientização de todos os colaboradores: envolver todos os colaboradores na gestão de qualidade e cabe ao gestor promover essa interação.

Como surgiram as normas da gestão de qualidade?

Primeiramente, a preocupação com a qualidade de produtos e serviços surgiu na década de 20 com o estatístico norte-americano, Walter Andrew Shewhart. Desde então, ele ficou conhecido mundialmente como “pai do controle estatístico de qualidade”.

Shewhart desenvolveu um sistema para mensurar as variações e assegurar a qualidade dos produtos e serviços. O sistema ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP).

Os Estados Unidos incentivaram o uso do CEP durante a Segunda Guerra Mundial, para que houvesse o controle de produtos bélicos do exército. Essa forma ajudou a concretizar os novos métodos de controle de qualidade em todo o mundo.

Depois de um tempo, o estatístico desenvolveu um método de gestão de qualidade que as empresas utilizam até os dias atuais. O Japão foi o primeiro a adotar o Total Quality Management (TMQ), que traduzido significa Gestão de Qualidade Total (GQT). A partir de então os processos foram sendo aprimorados e hoje temos a ISO, para certificação das empresas de qualidade.

Exemplos de empresas que fazem gestão de qualidade

Se você quer que a sua empresa se destaque, é preciso investir em gestão de qualidade. Há grandes companhias que só chegaram onde estão porque realmente investiram na área para melhorar seus processos. Dois exemplos são o Google e a Multiplus. 

Ambas as corporações investem em processos de qualidade que visam não somente oferecer experiências positivas aos clientes, mas garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida, a qual se reflete em motivação, produtividade e melhores resultados. 

Como a Global GCS pode ajudar sua empresa? 

A Global GCS é uma consultoria homologada TOTVS, através das nossas soluções podemos auxiliar diretamente em implantar uma gestão de qualidade mais organizada, eficiente, assertiva e baseada em dados.

Um case de sucesso é o da indústria Dr. Reddy’s Farmacêutica do Brasil, que utiliza a solução ERP Protheus em sua gestão e precisava fazer validações para atendimento da ISO.

A Global sugeriu o mapeamento de processos, que possibilitou fazer as validações no software para a ISO atendendo a necessidade do cliente de forma ágil. A realização do trabalho foi em cima de transparência, confiança e pontualidade. foi possível que a indústria conseguisse a renovação do certificado ISO, em 25% do tempo esperado e com um custo aproximado de 65% abaixo das outras propostas recebidas.

Tenha uma gestão de qualidade eficiente em sua empresa. Entre em contato conosco, teremos muita satisfação em te atender. 

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