Indústria 4.0 em 2023: o que podemos esperar?

A grande indústria 4.0 está em andamento e ao que tudo indica, não vai mais parar. O setor empresarial já está se movimentando para atender às novas demandas tecnológicas e já é possível ver os primeiros sinais daquilo que será o futuro da indústria. Mas o que esperar da indústria 4.0 em 2023? Leia o artigo abaixo para descobrir. 

O que é Indústria 4.0?

O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Feira de Hannover, Alemanha, para definir o que seria a Quarta Revolução Industrial, vindo após três revoluções que resultaram da mecanização, eletricidade e das tecnologias da informação. 

No geral, ela é uma nova abordagem para a fabricação que usa tecnologias digitais para conectar máquinas, produtos e pessoas, permitindo que as indústrias sejam mais flexíveis, eficientes e produtivas. A indústria 4.0 está mudando a maneira como as empresas produzem, se comunicam e se relacionam com seus clientes.

A Indústria 4.0 está alicerçada em tecnologias, construindo sistemas com maior capacidade de autogestão, possibilitando uma maior customização dos produtos sem perder as vantagens da produção em massa

Indústria 4.0 e o processo produtivo

A Indústria 4.0 é um conceito que engloba a integração à manufatura de novas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT da sigla em inglês), computação em Nuvem, ‘Big Data’, Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. A correta adoção dessas tecnologias tem revolucionado a forma com que as empresas criam, produzem e distribuem seus produtos.

A Indústria 4.0 agrega valor a toda a cadeia organizacional, a partir de mudanças que afetam diversos níveis dos processos produtivos, como a manufatura, o projeto, os produtos, as operações e os demais sistemas relacionados à produção.

A predição de falhas, autoconfiguração e adaptação a mudanças são características da Indústria 4.0, e são obtidas a partir da conexão entre sensores, ambientes de trabalho, máquinas e sistemas de TI, utilizando protocolos da Internet, trazendo maior eficiência e redução de custos aos processos.

Os benefícios da Indústria 4.0 

 Agora que você já entendeu o que é a indústria 4.0, veja abaixo quais os benefícios ela oferece para as empresas que a aplicam: 

Maior eficiência e produtividade

A Indústria 4.0 tem um tremendo impacto na produtividade, aumentando a eficiência no uso de recursos e permitindo a produção em massa. Por exemplo, a Internet das Coisas pode ser aplicada em linhas de produção, permitindo que as máquinas se comuniquem de forma autônoma e instantânea. Consequentemente, uma rede de comunicação entre objetos físicos, veículos, ambientes e máquinas é estabelecida para uma melhor interação entre esses elementos de controle.

Redução de custos

Contar com o apoio da tecnologia para automatizar os processos produtivos pode ser sinônimo de economia! Quer um exemplo? A redução do tempo de inatividade é algo que muitos gestores almejam, afinal de contas, máquinas e trabalhadores parados é algo que gera desperdício e prejuízos. 

O uso de tecnologias permite identificar falhas antecipadamente ou realizar a manutenção preventiva. Outro ponto em que a indústria 4.0 atua é na redução de retrabalhos, uma vez que ela garante uma operação com mais qualidade. 

Produtos de qualidade superior

A tecnologia da Indústria 4.0 ajuda a automatizar os processos de produção, reduzir o desperdício e eliminar o erro humano. Dessa forma, isso permite que os fabricantes produzam produtos com maior precisão, melhor controle de custos, tempo de lançamento no mercado mais rápido, melhores níveis de satisfação do cliente e uso mais eficiente de recursos. 

Além disso, essa tecnologia também pode ajudar a detectar defeitos em produtos em um estágio inicial, para que ações corretivas possam ser tomadas antes que seja tarde demais.

Melhora na tomada de decisão 

A Indústria 4.0 ajuda na tomada de decisões, fornecendo informações sobre tendências, necessidades do cliente e desempenho do mercado. 

Ao usar a análise baseada em dados das tendências atuais do mercado e do comportamento do consumidor, as empresas podem tomar decisões informadas que as ajudam a permanecer à frente em seus respectivos setores. 

Além disso, as tecnologias de automação fornecem informações sobre como as operações podem ser aprimoradas ou simplificadas para garantir a máxima eficiência. 

Com todos esses recursos à sua disposição, as empresas estão mais bem equipadas para tomar decisões que impactam positivamente seus resultados e fortalecem sua vantagem competitiva.

Mais segurança para os trabalhadores

A indústria 4.0 também pode identificar áreas potenciais onde os acidentes são mais prováveis de ocorrer, permitindo que medidas preventivas proativas sejam tomadas contra eles. 

Além disso, elas podem ajudar no treinamento de funcionários, fornecendo simulações virtuais de cenários perigosos para que os trabalhadores saibam como reagir caso ocorra um acidente.

Processo de fabricação mais sustentável

A Indústria de quarta geração oferece soluções que contribuem para o desenvolvimento de processos industriais mais eficientes, reduzindo o uso excessivo dos recursos naturais. Isso leva a uma maior sustentabilidade ambiental e contribui para a redução das emissões globais de gases do efeito estufa. 

Organizações que não se preocupam com os efeitos de suas práticas no meio ambiente estão mais suscetíveis a um maior risco financeiro, já que se infringirem normas ou regulações ambientais podem ter que pagar multas, enfrentar punições regulatórias, além de processos criminais e danos à reputação. 

Satisfação do cliente

A preocupação com a satisfação do cliente é o fator-chave para determinar se uma organização terá sucesso ou não. Sendo assim, ao navegar pelas águas da indústria 4.0, os gestores podem ter acesso a insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, além de garantir uma maior eficiência no processo produtivo, como já falamos acima, ou seja, você garante vantagem competitiva. 

O que esperar da indústria 4.0 em 2023? 

A Guerra entre a Ucrânia e a Rússia travou o crescimento do setor industrial, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 42% das empresas sentiram os impactos do conflito. Sendo assim, para 2023 espera-se um avanço nas tecnologias para tentar compensar o ano passado. Veja abaixo as principais tendências: 

Aceleração da transformação digital

O mundo mudou e com ele, novos jeitos de produzir e gerenciar foram ganhando destaque. Para 2023, não será diferente, o uso de base de dados para agilizar os processos, ganhará ainda mais força. Isso é aprimorado e relacionado com as tecnologias de realidade aumentada, por exemplo, os óculos utilizados por jogadores migram para o chão de fábrica.

Small Data

Ainda falando em dados, a indústria 4.0, está inaugurando uma nova era de tecnologias inteligentes e tomadas de decisão. Uma parte integrante dessa revolução é o conceito de small data. A estratégia preza pela qualidade ao invés da quantidade, ou seja, apenas as informações relevantes são armazenadas para o gerenciamento. 

Assim, nas águas da indústria 4.0 o small data chega para identificar gaps e se atentar a informações que são de fato necessárias para o bom funcionamento da operação como, por exemplo, controle de demanda e produção. 

5G

O 5G é outro fator que vai ganhar força em 2023, o padrão de tecnologia de quinta geração garante mais velocidade e menor latência, ao mesmo tempo em que conecta múltiplos dispositivos. 

Trazendo para o cenário industrial, essa tecnologia permite o acesso remoto e integrado do maquinário, garantindo um controle total para identificar falhas rapidamente e reduzir o tempo de inatividade.

Computação em borda

A computação de borda aliada à internet das coisas permite a criação de ambientes ciberfísicos, que combinam máquinas e processos digitais para assegurar uma tomada de decisões em tempo real e descentralizada ao longo da cadeia industrial.

Sendo assim, ela potencializa a capacidade da indústria em gerar, transmitir, analisar e processar seus dados, garantindo a infraestrutura necessária para impulsionar a digitalização e permitir um avanço em termos de maturidade na indústria 4.0.

Máquina + pessoas= resultados

Muito se fala sobre a indústria 4.0 e a maneira como ela automatiza processos complexos, porém, não devemos deixar de lado o papel do indivíduo para como parte essencial da operação. 

O cenário do futuro não é um grande lay-off, mas sim a união entre a capacidade de análise e gestão dos softwares, aliados à expertise e competência dos funcionários em chão de fábrica. 

Com as ferramentas adequadas e treinamento dos colaboradores é possível alcançar resultados surpreendentes na indústria 4.0 em 2023. 

Como inovar na indústria 4.0 em 2023? 

A Global GCS é uma Consultoria Homologada à TOTVS, conectada ao mercado para atender através de um relacionamento sólido, seus clientes e parceiros de negócio. As soluções de Manufatura TOTVS garantem a completa gestão da sua indústria, desde os processos básicos até as demandas mais complexas do segmento. 

Aumente a eficiência da sua operação com a solução para manufatura da TOTVS. Otimize os processos da cadeia de suprimentos e produza mais e melhor com os mesmos recursos, gerando valor para a sua empresa.

Nossa solução ERP para a indústria 4.0 em 2023:

  • Controlar o estoque corretamente;
  • Fazer gestão administrativa;
  • Controlar os processos produtivos;
  • Realizar o planejamento da produção corretamente;
  • Ter uma manutenção preventiva de máquinas;
  • Fazer gestão de ordens de produção;
  • Estar em compliance com obrigatoriedades fiscais e regulatórias;
  • Controlar a rastreabilidade de produtos;
  • Realizar apuração de custos de forma eficiente;
  • Fazer gestão eficiente da área de qualidade.

O nosso sistema de gestão para manufatura segue a tecnologia da Indústria 4.0. Também conhecida como Manufatura inteligente, esta tem como base a Internet das coisas (também conhecido como IOT – Internet of thing) e a tecnologia Máquina a Máquina (conhecida como M2M). 

Na manufatura inteligente tudo está ligado com a ajuda de sensores e antenas de RFID. Dessa forma, máquinas, transportes, ferramentas e produtos irão se comunicar proporcionando segurança nas informações, além de reduzir o tempo e falhas nos processos. 

Entre em contato conosco agora mesmo! 

Posts relacionados

lgpd no futuro
LGPD

O que esperar da LGPD no futuro?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem impactado significativamente a forma como empresas e organizações coletam, armazenam, usam e compartilham dados pessoais